FORÇA TÁTICA PMMT

BREVE HISTORICO DA FORÇA TÁTICA NA POLíCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO
           
No mês de março do ano de 2005 no 1º Batalhão da PMMT na Capital do Estado, período em que tinha como Comandante da Unidade o então Maj. PM Jorge Antônio Oliveira Paredes, com intuito de melhorar e aprimorar o patrulhamento motorizado da UPM com objetivo de minimizar os assaltos a estabelecimentos comerciais e agencias de crédito na área central da capital do estado, determinou ao então 3º Sgt. PM Jocimarcos Pereira Leite, na época recém formado no CFS, e no Estágio de Capacitação  de Operações Policiais Especiais (ECOPE-COE), para que através de treinamento, e doutrinas, instruísse policiais com a finalidade de comporem uma equipe de patrulhamento tático para intensificar o policiamento e atender ocorrências de maior complexidade, dando suporte aos demais policiais da UPM, logo o 3º Sgt. PM Jocimarcos com aprovação do Comandante da UPM, adotou e adequou a Doutrina de Força Tática da Policia Militar do Estado de São Paulo, que já era adotada na época pela ROTAM (Rondas Ostensivas Tática Metropolitana) tropa especializada da PMMT. Sendo conveniente adotar a mesma denominação para a equipe de patrulhamento motorizado, surgindo assim a FORÇA TÁTICA do 1º Batalhão, equipe composta inicialmente por 5 (cinco) policiais empenhados e dedicados. O inicio das atuações da FORÇA TÁTICA ocorreram no dia 14 de abril de 2005, se destacando operacionalmente ao passar dos dias com apreensões e prisões de infratores inibindo e reprimindo a incidência de crimes na área central e adjacências da capital, aumentando as estatísticas de apreensões de armas e entorpecentes, alcançando o objetivo ao qual foi incumbida e confiada. Com a ação positiva da Equipe de FORÇA TÁTICA, o então Comandante do 1º CPC (Comando Da Capital) Cel. PM Antônio Benedito Campos Filho, decide expandir e difundir a doutrina de FORÇA TÁTICA, planejando e executando no mesmo ano no mês de dezembro de 2005 o 1º Curso de Capacitação de FORÇA TÁTICA do estado formando policiais que posteriormente atuariam no Patrulhamento Motorizado dos demais Batalhões da Capital, na época 1º, 3º, e 9º Batalhão, que também se destacaram em sua nobre missão, também estabelecendo o Brasão de Unidade e Breve de Curso no mesmo período (anexo).     
Já no decorrer do ano de 2006 o Cel. PM Campos Filho, foi incumbido a comandar o Comando Regional de Barra do Garças e região, onde também implementou a doutrina de Força Tática, executando o 2º Curso de Capacitação difundindo essa modalidade de policiamento que teve subsequentes capacitações que se realizam até os dias atuais de forma grandiosa, multiplicando assim os operadores de FORÇA TÁTICA no estado.


Até a data atual (março de 2013) foram realizados os seguintes cursos:


EDIÇÕES DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE FORÇA TÁTICA – PMMT
ORDEM
ANO
LOCAL
2005
Cuiabá
2006
Barra do Garças
2007
Rondonópolis
2007
Sinop
2008
Cáceres
2008
Cuiabá
2008
Cuiabá
2008
Barra do Garças
2008
Tangará da Serra
10º
2009
Rondonópolis
11º
2011
Cuiabá (CRV, CRVI, CRVII, CRVIII, CRIV, CRX)
12º
2011


Atualmente de acordo com a LOB (Leis de Organização Básica) da PMMT Dec. 2454, publicada em Diário Oficial nº25887, onde estabelece e denomina a atual situação da PMMT.

VII – NIVEL DE EXECUÇÃO:

A)   1 Comando Regional – Cuiabá: (CR1)

f: Batalhão de Força Tática – Denominado “ROTAM” – Sede – Cuiabá:
                1.  1ª Cia PM Radio Patrulhamento Tático Ostensivo;
                2.  2ª Cia PM Radio Patrulhamento Tático Ostensivo;
                3.  3ª Cia PM Radio Patrulhamento Tático Ostensivo.
                4.  4ª Cia PM - Policiamento de Eventos e Controle de Distúrbios Civis.
                5.  5ª Cia PM - Radio patrulhamento Tático Ostensivo Moto-ciclístico.

“Nos demais CRs há Pelotões de Força Tática estabelecidos conforme o mesmo Decreto”.


Autor da pesquisa e relato:
Sd PM Pedroso 
Batalhão ROTAM, Cuiabá 05 de março de 2013


BRASÃO E BREVE:
nesta ordem



Nenhum comentário: