ROTAM PMMT

 HISTÓRICO

O Batalhão ROTAM da Policia Militar do Estado de mato Grosso surgiu conforme a PORTARIA de N.º 005/PM3/01, que foi publicada na data de 21 de junho de 2001.
De acordo com a portaria, no seu Art. 1º o comandante Geral resolve que fica criado na Policia Militar do Estado de Mato Grosso, “a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana, com denominação de ROTAM”. Onde seria subordinada diretamente ao comandante do comando de policiamento da Capital, CPC.
O efetivo da ROTAM seria distribuídos de conformidade com o previsto na lei estadual nº 5.514 de 25 de setembro de 1989 (lei de fixação do efetivo da PMMT), e organizado mediante regulamentação. A ROTAM seria uma tropa exclusivamente operacional com a missão de desenvolver o policiamento na modalidade de radio patrulhamento com ações atendendo em planos de policiamento, que serão desenvolvidos nas áreas de atuação do CPC, de acordo com as características de cada região.
A ROTAM nasceu do mixto de junção da própria ROTAM e do antigo CAR (Comando de Ação Rápida) o grupamento motociclístico da PMMT.
O Grupo CAR foi efetivamente criado nos idos de dezembro do ano de 1.999, ao perceber e criticamente observar os resultados obtidos com um grupamento moto-ciclístico, feito um estudo de situação para a viabilidade de implementação de um grupamento na nossa instituição.
Neste ínterim foram selecionados e recrutados alguns policiais militares para compor o então criado GRUPO C.A.R. (Comando de Ação Rápida).
Em 10 de dezembro de 1.999 efetivamente inaugurava-se, com inclusive uma parceria com a Associação de Moradores do Bairro Jardim das Américas, num posto modesto porém bem localizado, a sede do C.A.R.
Com a missão exclusiva de radiopatrulhamento tático, como tropa operacional atuava basicamente na grande baixada cuiabana, porém também com abrangência em todo o Estado de Mato Grosso se assim fosse necessário, realizando o policiamento atendendo o planejamento do CPC nas áreas mais críticas de incidência criminal bem como apoiando as unidades de área convencionais nas ocorrências de vulto ou alto risco.
Recebendo treinamentos e instruções específicas, a tropa rapidamente voltou-se a obtenção de grandes e bons resultados.
Contudo na data do dia 26 de abril de 2010, é criado o Batalhão ROTAM, a criação do Batalhão surgiu da necessidade de centralizar o Batalhão ROTAM no Estado de Mato Grosso, permitindo com isso que a eficácia operacional no desencadeamento das missões referentes ao restabelecimento da Ordem Pública, em seus mais criteriosos conceitos e concretizações das doutrinas, viesse a se tornar a mais dinâmica e exequível. Neste período o Batalhão ROTAM começou a estruturar-se ganhando sede própria e adquirindo novos equipamentos e qualificando e aumentando seu efetivo.
Deu-se inicio na sede do Batalhão o Projeto Jiu-jitsu ROTAM no dia 05 de fevereiro de 2013 com objetivo de atender crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos
Atualmente o Batalhão ROTAM conta com efetivo de 151 Policiais militares divididos em 4 Companhia, onde em 24 de junho de 2012 conforme dados referente a LOB PMMT_DEC_2454, publicada em Diário Oficial Nº 25 887, Página P, onde estabelece e denomina  atual situação do Batalhão ROTAM, que contara com 3 Companhias de radio patrulhamento tático, 1 (uma) Companhia de CDC (Controle de Distúrbios Civis) e 1 Companhia de Moto-Patrulhamento Tático.

COMPANHIA DE PATRULHAMENTO TÁTICO
Possuem como atribuição o patrulhamento tático e o apoio direto as demais Unidades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Por esse motivo, deve estar sempre em condições de prestar apoio em situações de maior complexidade, tanto na Capital como no Interior do Estado.

COMPANHIA DE DISTURBIOS CIVIS
A companhia de CHOQUE atua diretamente em situações onde se faz necessário o emprego de efetivo especializado no Controle de Distúrbios Civis, vez que estes eventos costumam envolver uma grande quantidade de pessoas concentradas num determinado local, o que requer que a ação policial seja legítima e moderada. Esta Companhia atuará também no policiamento a ser realizado nos locais onde ocorrerão eventos desportivos, culturais e recreativos entre outros.

COMPANHIA DE MOTO – PATRULHAMENTO TÁTICO
A Companhia de moto-patrulhamento tático possui como principal característica a velocidade e mobilidade, vez que utiliza motocicletas para o patrulhamento. Sua ação se dá tanto no moto-patrulhamento tático como em escoltas. Considerando que em função das obras de mobilidade urbana, na capital o transito se encontra cada vez mais caótico, sendo que através desta companhia, os policiais conseguem se deslocar mais rapidamente para o atendimento de ocorrências policiais, principalmente na área central da capital de Cuiabá, que por sua característica de ruas estreitas já causava um grande transtorno a mobilidade dos veículos.
O Batalhão ROTAM esta atualmente desenvolvendo um Planejamento em período de 2 anos, visando a copa do mundo FIFA de 2014 em Cuiabá e acima de tudo a necessidade de melhorar e qualificar os Oficiais e Praças da PMMT, estrategicamente, tática e tecnicamente nas ações que exijam atuação de policiais em ocorrências complexas de Polícia para atuar neste e outros eventos.

Quartel do Batalhão ROTAM - Cuiabá-MT Atualizado em 04 Junho de 2013.


 PORTARIA DE CRIAÇÃO

 

2 comentários:

Unknown disse...

olá meu nome é mauricio joao de souza junior meu sonho é entrar para a rotam gostaria de saber se posso conhecer o batalhao da rotam aki em cuiabá abraços muito bom o blog

Unknown disse...

meu sonho é entrar para a rotam queria parabenizar pelo blog e pelo serviço prestado a populaçao gostaria de saber se posso conhecer o batalhao da rotam aki em cuiabá obrigado