quinta-feira, 1 de novembro de 2012

POLICIAIS DA ROTAM PARTICIPAM DO 1° ENCONTRO DA MULHER POLICIAL MILITAR DE MATO GROSSO REALIZADO EM CUIABÁ


A Polícia Militar, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH), em parceria com a Organização Não Governamental, Business Professional Women (BPW) que traduzida significa Mulheres de Negócios e Profissionais, realizou nesta terça-feira (30), o 1° Encontro da Mulher Policial Militar de Mato Grosso. O evento ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 08 às 17 horas. O encontro teve como finalidade, comemorar os 29 anos de inclusão da mulher na corporação, que se iniciou com o Decreto n°. 273 de 20 de Outubro de 1983.

Representando o Batalhão Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) estiveram presentes Soldado PM Jucá, Soldado PM Maria e Soldado PM Angela, este 1º encontro da mulher policial militar de Mato Grosso reuniu diversas autoridades militares e civis de Mato Grosso, e autoridades militares de outros estados. Entre as convidadas, estiveram, a secretária da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Solcial, (SETAS) e 1ª dama do Estado, Roseli de Fátima Meira Barbosa, coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Luciene Magalhães Albuquerque, major da PMMG, Karla Morais, tenente PMPR, Luci Delão, capitã da Polícia Militar de São Paulo, Danielle Freitas, Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Marta de Oliveira e Danielle Alexandere, e militares da PM de Goiás e Santa Catarina.

A solenidade teceu homenagem a pessoas que contribuíram com o ingresso e desenvolvimento da atividade da mulher na Polícia Militar. Foram homenageados os militares, coronéis da Polícia Militar de Rondônia, Benedito de Almeida Campos e José Silvério da Silva, tenente coronel da PMMT Zózima Dias dos Santos, cabo PMRR Ruth de Souza Dourado. Por alavancarem e contribuírem de forma direta no ingresso e apoio as mulheres na Polícia Militar, foram homenageados também, a  primeira dama do Estado Roseli de Fátima Meira Barbosa, secretária adjunta de Direitos Humanos, Vera Lucia Pereira Araujo,  coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, deputado estadual, José Riva, a primeira funcionária civil da Polícia Militar de Mato Grosso Maria Sebastiana Lopes, presidente da BPW Brasil Sueli Batista dos Santos e a sargento Antônia Macaúba da Costa, que recebeu homenagem post-mortem.

Durante a programação do evento, ocorreram diversas atividades, entre elas, um espaço de moda e beleza, dicas de maquiagem, corte de cabelo e penteados, massoterapia, estética e outras oficinas. Foram realizadas palestras com temas relacionados à mulher, A importância de vencer desafios na Polícia Militar, ministrada pela coronel da PMMG Luciene Magalhães de Albuquerque, A mulher na atualidade, realizada pela socióloga especialista em Direitos Humanos, Marli Antunes Pintel, A saúde da mulher policial militar, com o palestrante tenente coronel médico da PMMT Erleno Pereira de Aquino e A saúde das mamas, uma palestra realizada pelo órgão MT mamma.

O objetivo do encontro foi estimular a atuação dessas profissionais nas diversas modalidades de policiamento, elevar a autoestima, expressar seu extremo valor pela instituição e pela sociedade. O evento também visa criar circunstância adequada para dialogar sobre a condição da mulher policial militar na instituição PMMT, promover o fortalecimento da relação entre as mulheres e fomentar a realização do encontro anual em detrimento ao dia da mulher policial militar. Ocorreu durante o evento  a exposição “Mulher Policial Militar – Sua história em Mato Grosso”.
Para uma das organizadoras do encontro a Coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMT, major Rosalina Gomes de Pinho, o evento obteve os objetivos alcançados. Ela agradeceu a presença das presentes e salientou que o evento foi um momento de extrema alegria e importância para a instituição. “Este momento é de muita felicidade, gostaria de agradecer a presença e colaboração de todas envolvidas, que este seja o primeiro de muitos encontros. Espero que possamos continuar sempre com essa garra, vontade e entusiasmo, para sempre fazermos o melhor, não só para nós mesmas, mas como para a sociedade em geral”, disse a major.  
O evento se encerrou com um desfile demonstrativo dos fardamentos da Polícia Militar, e com as portas abertas e convite feito para o ano que vem no, 2º encontro da mulher policial militar de Mato Grosso. 

IMAGENS









Nenhum comentário: